
As equipes entram em campo já no domingo, no Riachão do Jacuípe. A luta será às 16h, horário de Brasília. O 119º campeonato baiano está em andamento, entra na fase decisiva. O jogo será sediado no estádio Valfredão. No ano passado, por decisão dos juízes, foi concedida a derrota para o Leão do Sisal, do Atlético de Alagoinhas. Sendo assim, a equipe tentará reconquistar um título elevado. No entanto, o Tricolor é o campeão baiano mais famoso e almeja conquistar a taça pela 50ª vez após um hiato de três anos.
O Jacuipense terminou em segundo lugar na primeira fase do Campeonato Baiano. A equipe somou 17 pontos. Ela tem cinco vitórias, duas derrotas e dois empates. O Leão do Sisal conseguiu vencer o Jacuipense duas vezes neste ano. Seus encontros terminaram com o placar de 1 a 0 e 3 a 0.
Na primeira etapa, o Bahia não foi o líder. O clube somou 21 pontos graças a sete vitórias e duas derrotas. O Tricolor conseguiu vencer o Itabuna na segunda partida da semifinal por 4 a 1, e antes disso perdia no jogo por 1 a 0.
Já duas vezes nesta temporada, essas equipes se enfrentaram em campo. Primeiro, na fase inicial do Baianão, depois na segunda fase da Copa do Brasil. O Bahia venceu duas vezes com placar de 1 a 0 e 4 a 1.
O comentarista Gustavo Castellucci, após analisar as estatísticas, resolveu apostar em grande número de gols e empate entre as equipes.
“Minha decisão é inédita. No entanto, duas equipes fortes se enfrentarão em campo, portanto suas chances de vitória são iguais. Resolvi apostar no empate e esperar que o jogo fosse muito interessante. Veremos muitos gols bonitos. As estatísticas mostram que já houve muitos jogos em que ninguém marcou, em 40% o resultado foi que ambos os clubes marcaram. E quase a mesma percentagem de jogos em que foram marcados mais de dois golos e meio. Na maioria das lutas, o placar foi inferior a dois e meio. Então decidi começar com o lance mais baixo. Na minha opinião, as chances são iguais, porque em campo enfrentará o melhor time do campeonato baiano e o melhor ataque – o Jacuipense. Então fiz minha escolha”, o comentarista compartilhou seu próprio raciocínio.